quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Relatório sobre filme : "O Sorriso de Monalisa"

Uma jovem e determinada professora, realiza seu sonho de dar aulas de História da Arte em uma escola tradicionalíssima para mulheres, na década de 50, no norte dos E.U.A.
Seu maior desafio é estabelecer novas formas de pensamento, através das novas tendências artísticas que ocorriam no mundo moderno, como Picasso, Van Gogh e Pollock.
Com valores extremamente conservadores, aquelas garotas se negam a aceitar tais novidades.
Através de discussões, slides e visita a exposições, suas alunas vão se acostumando e aprendendo novas visões de mundo.
Na cena em que visitam a exposição de novos artistas, estas vêem de perto uma tela de Jackson Pollock e pede para que suas alunas não comentem, critiquem ou exerçam qualquer comentário sobre a obra, mas apenas olhem, observem e sintam a obra. Sua proposta é imediatamente correspondida por suas alunas que silenciosamente se deparam com a grande arte abstrata, e sem comentários, transmitem a sensação de estar apreciando, sentindo os movimentos do artista, numa contemplação pura de semiótica visual.
Dessa forma, mostra novas formas de se sentir e entender arte e conseqüentemente novas formas de pensar, sentir e agir na vida padronizada daquelas alunas. A mudança na vida destas ocorre não somente no âmbito educacional, bem como no pessoal.

Nenhum comentário: